sábado, 10 de setembro de 2011

RELEVO

Kazbek
As montanhas do Cáucaso formam uma cadeia relativamente jovem e instável, com terremotos frequentes e geralmente excedem os 3.960 m acima do nível do mar.
No Cáucaso seu relevo é marcado pela presença do Cáucaso, sistema montanhoso de origem alpina e compreende 3 setores diferentes.
Ao norte, a vertente meridional do grande Cáucaso, alcança nessa região 5.033 m de altitude no pico Kazbek, localizado na fronteira entre Rússia e Geórgia.
O pico Elbruz, ponto culminante do Cáucaso, com 5.642 m de altitude levanta-se na vertente norte do grande Cáucaso.
Neste segmento, a depressão Transcaucásia, que ocupa a faixa central dessa região está subdivida em três partes:
Elbruz
A oeste a planície aluvial da Abkhasia banhada pelo Rion, mais a leste, o maciço granítico de Surami, que forma a divisória das águas entre as vertentes do Mar Negro e o Mar Cáspio; e no setor oriental a bacia do rio Kura, que atravessa as terras entre Tbilisi, e o Mar Cáspio.
Ao Sul desta depressão, na faixa meridional da Transcaucásia está localizado o queno Cáucaso. Esta cordilheira, disposta paralelamente ao grande Cáucaso e de menor altitude ( até 3000 m ) e seus relevos são mais suaves. mas ao sul encontra-se o planalto da Armênia.


CORDILHEIRA DO CÁUCASO:

Cordilheira do Cáucaso.

Altitude Máxima: 5.642 m
Localização: Parte oriental da Ásia Central
Países: Rússia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, Turquia.

É uma cadeia de montanhas de 1.200 Km entre o Mar Negro e o Mar Cáspioo. Forma duas cadeias distintas:

  • O Grande Cáucaso: Do nordeste do Mar Negro, ao este-sudeste alcançando o Mar Cáspio perto de Baku. Forma a fronteira natural da Rússia com a Geórgia e o Azerbaijão, Dentre os picos do Grande Cáucaso, encontra-se o Monte Elbruz, a montanha mais alta da Europa.
  • O Pequeno Cáucaso: Estende-se paralelamente ao Grande Cáucaso, mais ou menos 100 Km ao Sul. As fronteiras da Geórgia, Azerbaijão e Armênia, correm através dessa cadeia, apesar de as cristas não definirem a fronteira de maneira geral.
A cordilheira cresce em altitude a 300 Km do Estreito de Kerch e culmina, na parte central, em vastos maciços vulcânicos gelados:
    • Elbruz (5.642 m)
    • Dykh - Tau (5.203 m)
    • ChIkara (5.058m)
    • Usba (4.695m)
    • Uipata (4.638m)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário