domingo, 11 de setembro de 2011

ECONOMIA

A economia do Cáucaso é muito variada, tanto pela grande extensão do seu território como pelos numerosos e abundantes recursos naturais.
Suas principais características são:

  • O setor primário: Os estados caucasianos tem uma larga tradição agrária. na região caucasiana cultivam-se hortaliças, frutas, videiras, fumo e culturas industriais como algodão.
  • O setor energético e industrial: O aproveitamento dos recursos do subsolo é um dos alicerces sobre os quais se assenta  o processo industrial da região que tem reservas de petróleo e gás natural, principalmente em torno do mar Cáspio, jazidas de petróleo em Baku (Azerbaijão)                                 A extração de minerais (cobre, zinco, molibdênio, manganês, fosfato, chumbo, carvão) impulsionam dos setores mais importantes das indústria caucasiana. Entre as atividades minerais destaca-se o tratamento dado ao cobre em Alaverdi (Armênia) e ao alumínio em Sumgait (Azerbaijão)
  • O setor terciário: O setor de serviços, que ocupa importante percentuais do P.I.B em todos esses países (Acima de 50%) compõe-se, principalmente das atividades comerciais e da administração.
A rede de comunicações também é modesta e nela se destacam as ferrovias.

Abaixo encontra-se uma tabela com a economia das principais nações independentes do Cáucaso ( Armênia, Geórgia e Azerbaijão) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário